No currículum do Maestro e professor Léo Wilherlm Schneider faltou constar que foi professor de música e maestro do Coral do GAPA - Ginásio Agrícola Mercantil nos anos de 1962 e 1963, no alto do morro da Agronomia, no Bairro do mesmo nome, em Porto Alegre, com o qual se apresentou na abertura da III Fenac, em Novo Hamburgo, em 1963, além das diversas apresentações no auditório da Sogipa, na sede ainda na Rua Alberto Bins, em Porto Alegre, dirigindo ao mesmo tempo a Orquesta de Violinos da Sogipa e o Coral do GAPA, quando o auditório da Sogipa fica superlotado. São fatos aparentemente pequenos diante de tantos outros que o maestro Léo Schneider coletou ao longo de sua talentosa carreira, mas que merecem registro pelo que representou aos profissionais violonistas da Sogipa, aos estudantes do GAPA, integrantes do Coral e ao público que sempre lotava a sala de audições da Sogipa. Isso nos anos de 1962 e 1963. Do jornalista e escritor e alunos e fã do maestro e professor Léo Schneider.
Leo Wilhelm Schneider, nasceu no dia 10 de fevereiro de 1910 em Porto Alegre, filho de Carlos Guilherme Schneider e Ondina Bergman Schneider, fez seus primeiros estudos no Colégio Farroupilha e após ingressou no Instituto Brasileiro de Piano (depois conservatório Mozart) dirigido pelo prof João Schwarz. Mais tarde buscou aperfeiçoamento com o maestro Leonardi.
Detentor do prêmio Busoni, doou a medalha de ouro à campanha "Dê Ouro ao Brasil"
Línguas: Português, Alemão, Inglês, Francês, Espanhol, Italiano.
Casou com a professora, cantora e pianista Maria Helena Leão em 10 de abril de 1935, com quem teve as filhas Rosmarie e Annemarie.
Integrou o Trio Universitário com Jean Jacques Pagnot e Fernando Hermann (1958).
Foi Titular da cadeira de Prática de Orquestra do Instituto de Artes, onde também lecionou Órgão e Piano. Foi também professor na Escola Técnica de Agricultura, no Instituto Porto Alegre e no Colégio Americano.
Faleceu no dia 18 de Dezembro de 1978 em Porto Alegre e está sepultado no Cemitério Evangélico desta cidade.
No currículum do Maestro e professor Léo Wilherlm Schneider faltou constar que foi professor de música e maestro do Coral do GAPA - Ginásio Agrícola Mercantil nos anos de 1962 e 1963, no alto do morro da Agronomia, no Bairro do mesmo nome, em Porto Alegre, com o qual se apresentou na abertura da III Fenac, em Novo Hamburgo, em 1963, além das diversas apresentações no auditório da Sogipa, na sede ainda na Rua Alberto Bins, em Porto Alegre, dirigindo ao mesmo tempo a Orquesta de Violinos da Sogipa e o Coral do GAPA, quando o auditório da Sogipa fica superlotado.
ResponderExcluirSão fatos aparentemente pequenos diante de tantos outros que o maestro Léo Schneider coletou ao longo de sua talentosa carreira, mas que merecem registro pelo que representou aos profissionais violonistas da Sogipa, aos estudantes do GAPA, integrantes do Coral e ao público que sempre lotava a sala de audições da Sogipa. Isso nos anos de 1962 e 1963.
Do jornalista e escritor e alunos e fã do maestro e professor Léo Schneider.
CORREÇÃO: Onde se lê Ginásio Agrícola Mercantil, leia-se GINÁSIO AGRÍCOLA PORTO ALEGRE.
ResponderExcluir